Portal da Cidade Campos Novos

AMPLASC

Audiência na AMPLASC reivindica implementar um campus do IFSC em Campos Novos

A plenária foi coordenada pelo Deputado Federal Pedro Uczai (PT)

Publicado em 31/07/2023 às 13:08

(Foto: Foto reprodução)

Na noite de sexta-feira (28) foi realizada audiência pública no auditório da AMPLASC com o objetivo de ouvir a comunidade e representantes políticos da região sobre a possibilidade de instalação de um campus do IFSC ou do IFC em Campos Novos.

A plenária foi coordenada pelo Deputado Federal Pedro Uczai (PT) que explicou que em 2012 a iniciativa não prosperou pela falta de apoio popular à causa. Porém, durante as discussões foi manifestado o anseio de preencher a lacuna existente na educação federal gratuita no planalto serrano e sul catarinense.

O resgate desta pauta surge na expectativa do Ministério da Educação lançar, nos próximos meses, edital para a criação de novos câmpus para a Rede Federal.

Para o presidente da AMPLASC e Prefeito de Brunópolis, Volcir Canuto, a educação é a única forma de garantir desenvolvimento para a região. Acredita que com a vinda do instituto federal vai auxiliar no IDH de alguns Municípios, que registra um baixo nível. “Junto às demais entidades a AMPLASC vai se organizar para identificar qual é a vocação principal da região, com exceção da agroindústria”, finalizou Canuto.

O prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira, reafirmou interesse em acolher um campus do instituto. Até que tenha estrutura própria, comprometeu-se em ceder espaço de prédio municipal para aulas do IFC.

A audiência pública encerrou com alguns apontamentos como: criação de uma comissão mista e a definição da criação de cursos voltados aos arranjos produtivos locais.

Esses encontros estão sendo organizados pela Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Institutos Federais e pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados com cronograma que incluem São Joaquim, Campos Novos, Mafra, Porto Belo e Lauro Müller.

Fonte:

Deixe seu comentário