Portal da Cidade Campos Novos

Patas & Cia

Tipos de cuidados que devemos ter com os pets durante o inverno

Sempre manter os animaizinhos abrigados durante o inverno é uma das dicas importantes da Médica Veterinária Dra. Letícia

Publicado em 02/05/2023 às 11:04
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade)

E nessa matéria iremos saber um pouco sobre os cuidados com os pets no inverno. E quem vai nos passar algumas dicas é a Médica Veterinária Dra. Letícia Wazny Silveira Alvares da Clínica Veterinária e Pet Shop Patas & Cia.

Dra. Letícia instruirá os clientes e tutores à respeito da situação dos cães quando nos deparamos com o frio bastante rigoroso. Assim como os cuidados com o calor, os tutores precisam ter os cuidados com o frio também.

Sempre manter os animaizinhos abrigados durante o inverno, seja em uma estrutura improvisada ou em uma casinha, que eles não fiquem diretamente no tempo sem nenhuma proteção, por ser frio e pra que eles não sofram nenhuma hipotermia. Lembrando que como os humanos, eles também demandam mais energia para se aquecerem no inverno e, possivelmente, eles precisam ter uma alimentação consideravelmente melhor, precisando de uma alimentação reforçada.

Em relação à água, deve-se cuidar também, já que aqui em nossa região durante o inverno, dependendo do dia, as águas dos bebedouros podem amanhecer congeladas e muitas vezes eles podem deixar de ingerir a quantidade correta de água e desidratar, justamente por não ter acesso à essa água, tendo uma camada de gelo em cima. Ter muito cuidado com relação à isso é fundamental.

Outra situação importante que a Dra. Letícia nos explica é com relação ao uso de roupas. Animais de pelo comprido podem usar roupas desde que essas roupas sejam tiradas todos os dias e esse animal seja penteado para que não haja a formação de nós em seus pelos. No animal de pelo curto também pode usar roupas, desde que se tenha o cuidado para que ele não fique com essa roupa durante muito tempo, eles precisam ventilar o pelo e a pele. Os cães não liberam umidade, não suam como as pessoas, eles perdem calor através da saliva (pela boca e respiração) e pelos coxins. Teoricamente eles não tem suor mas a roupa abafada pode causar uma certa umidade, podendo causar infecções bacterianas e fúngicas na pele. Então Dra. Letícia sugere que coloque a roupa no animalzinho à tarde, lá pelas 18:00h e retire logo que o sol esquentar pela manhã para que o corpo do animalzinho ventile e pegue sol também.

É muito importante, segundo a Veterinária, que nos dias frios os animaizinhos também tenham acesso à luz solar, porque o calor solar faz com que o animal mantenha a temperatura mais elevada, uma temperatura corpórea ideal pra que quando esfriar realmente à noite, ele não passe tanto frio. Tem pessoas que colocam junta à seus pets, bolsas ou garrafas com água quente. É uma possibilidade, mas também é preciso ter dois cuidados:

1 – Não esquentar muito a água para que não “queime” esse animal, o que pode acontecer;

2 – Em relação às garrafas pets, cuidar para que essa água dentro dela não gele, ao contrário das bolsas térmicas que mesmo frias, mantém uma temperatura um pouco mais que a temperatura ambiente.

Cobertores, mantas, colchões impermeáveis, tudo isso é bastante importante para que o animal se aqueça no inverno. Dra. Letícia também sugere as casinhas de plástico por terem uma manutenção de temperatura muito boa, pois no frio elas não esfriam tanto, assim como no calor elas não esquentam tanto também, diferente da madeira. E até por questão de higiene, as casinhas de plástico são mais fáceis de limpar, ao contrário das de madeira que acabam permanecendo alguns fungos, precisando de um cuidado maior com relação à limpeza, finalizou a Veterinária.



Clínica Veterinária Patas & Cia


Médica Veterinária: Letícia Wazny Silveira Alvares

CRM: SC 5531

Avenida JK, em frente ao SENAI

Telefones para contato: (49) 3544-1343

                                        999326323 (ambos WhatsApp)

Fonte:

Deixe seu comentário