Portal da Cidade Campos Novos

Contastec

Não empreendo e nem tenho PJ, ainda assim preciso de um contador?

PJ e PF precisam arcar com obrigações e deveres fiscais junto a Receita Federal

Publicado em 02/06/2023 às 11:56
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade)

Não empreendo e nem tenho PJ, ainda assim preciso de um contador?

Muitos ainda pensam que um profissional contábil somente é necessário em casos de empreendedores e negócios, todavia, é importante destacar que a contabilidade não é um serviço exclusivo das empresas. Contar com o auxílio de um contador pode ser extremamente útil na vida de uma pessoa, seja no âmbito fiscal ou financeiro.

Em geral, o profissional irá prestar uma assessoria pessoal que servirá de orientação para diferentes tomadas de decisão pertinentes à vida de um cidadão. A ajuda se direciona a procedimentos como rentabilidade dos ganhos, gestão e controle financeiro, investimentos, entre outros exemplos.

Ainda vale destacar que assim como PJs (Pessoas Jurídicas), PFs (Pessoas Físicas) também precisam arcar com obrigações e deveres fiscais junto à Receita Federal, a exemplo da declaração anual do IR (Imposto de Renda) e outras obrigatoriedades atreladas a tributos como o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana) e o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Porque é bom contratar um profissional contábil?

É bem verdade que a pessoa pode realizar todos os procedimentos anunciados na introdução sem o auxílio de um profissional contábil, e até mesmo ser alguém com uma boa gestão financeira, ou ser devidamente instruído nesse campo de conhecimento. Afinal, para declarar i IR ou gerir suas finanças pessoais, por exemplo, não é obrigatório contratar um contador capacitado.

Nessa linha, a obrigatoriedade incide apenas em modalidades empresariais, até porque neste campo a contabilidade é indispensável. Contudo, também torna-se um fato que a pessoa estará mais suscetível a erros, caso a mesma não conte com ótica e análise de um profissional.

A lógica aqui é simples, em grande parte dos casos, muitos procedimentos fiscais ou financeiros representam tarefas cansativas com uma quantidade significativa de detalhes que podem acarretar dúvidas aos cidadãos. Por outro lado, tais processos integram a rotina de um profissional capacitado, tendo ele mais afinidade para fazer o necessário.

Em resumo, contratar os serviços de um contador para pessoas físicas não é algo obrigatório, mas recomendável. Ter um profissional hábil ao seu lado, é um grande contributivo para sua vida financeira, à medida que se obtém a garantia de um retorno mais rápido e eficaz.

Benefícios que o auxílio de um contador pode trazer para pessoas físicas?

Diante do todo exposto até o momento, elencamos algumas vantagens adquiridas pela pessoa física, ao tomar a decisão de contratar um contador devidamente capacitado. Confira:

- Melhor compreensão dos seus bens, direitos e deveres;

- Obter melhor aprendizado quanto a rentabilidade dos seus ganhos;

- Análise e quantificação profissional dos seus ativos e passivos;

- Menor probabilidade de erros em obrigações fiscais;

- Melhores garantias, quanto ao recebimento da restituição do Imposto de Renda;

- Contar com uma apuração mensal de carnê leão;

- Decisões mais assertivas, quanto a gestão dos gastos mensais.

Para seguir esse caminho recomendado e contar com essas e outras vantagens, a dica é se informar sobre os profissionais em sintonia com o mercado. Em outras palavras, certifique-se que o contador contratado está devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), e seja um profissional de confiança, afinal de contas, ele terá acesso a informações sensíveis sobre a sua vida.


CONTASTEC Contabilidade

Jorge Ney Baldissera

CRC: 1951

Rua Marechal Deodoro, 869 - Centro - Campos Novos

Telefone: (49) 3541-0236

WhatsApp: (49) 99101-2081

E-mail: jorge@contastec.com.br

Site: www.contastec.com.br

Fonte:

Deixe seu comentário