Portal da Cidade Campos Novos

Eleições

Raísa Schaeffer explica tudo o que você precisa saber sobre as Eleições 2022

Os eleitores deverão ficar atentos às novidades que terá na urna

Publicado em 29/09/2022 às 13:24
Atualizado em

(Foto: Portal Da Cidade )

A conversa de hoje foi com Raísa Schaeffer, chefe de cartório de Campos Novos, e ela vai nos fala sobre as mudanças e também como vai proceder as eleições neste domingo dia 02 de outubro.

Segundo Raísa, nesta eleição os eleitores irão encontrar algumas novidades na urna eletrônica. Os modelos que serão usados na 7º Zona Eleitoral que compreende os municípios de campos Novos, Brunópolis e Vargem são todos modelos que os eleitores já conhecem

Os maiores municípios catarinenses em eleitorado irão usar nesta eleição um modelo novo de urna eletrônica que é a EU 2020. Ela é a primeira ater uma aparência diferente das anteriores.

Os leitores deverão ficar atentos para algumas novidades que terá na urna:

- Ao ser ligada, a urna vai exigir que os mesários façam o teste do teclado, esse procedimento vai poder ser acompanhado pelos presentes, inclusive pelos fiscais de partido e o objetivo é demostrar o funcionamento das teclas de acordo com o esperado;

- Outra novidade é que ao digitar o número do candidato, o eleitor terá que aguardar pelo menos um segundo para apertar o “CONFIRMA”. Essa medida busca garantir que o eleitor efetivamente confira o voto antes de confirmar.

- Mais uma novidade é que terá uma intérprete de Libras na tela da urna, informando o cargo em votação, independente de o eleitor ter registro de deficiência ou não.

Além disso, as urnas eletrônicas irão mostrar o nome e a foto dos respectivos vices e suplentes dos candidatos e no momento em que a pessoa estiver votando, vai aparecer no visor do terminal do mesário o cargo em que a pessoa está votando, em qual etapa da votação ela está. Assim, caso seja necessário, o mesário vai poder auxiliar o eleitor sem se dirigir à cabine, preservando o sigilo do voto.

Raísa também explica sobre a ordem de votação, segundo ela, para essa eleição são cinco (5) cargos em disputa.

Iniciando por Deputado Federal, Deputado Estadual, Senador, Governador e por último vota-se para o cargo de Presidente da República. Para facilitar, Raísa aconselha que se leve por escrito na ordem os nomes dos candidatos à serem votados, assim, a votação se tornará mais rápida e pra que ninguém se atrapalhe na hora de votar.

A Biometria não será obrigatória mas o eleitor deve ter em mãos os seguintes documentos: O E-título com foto, Carteira de Identidade, Passaporte, Carteira de Categoria Profissional reconhecida por lei, Carteira de Trabalho e Carteira Nacional de Habilitação.

Para aqueles que não estiverem em seu município de votação no domingo da eleição poderá apresentar justificativa pelo App E-título, preferencialmente, ou apresentar a justificativa na Seção Eleitoral.

Raísa comenta ainda sobre mudanças de locais de votação. Algumas seções irão funcionar juntas em função do baixo número de eleitores.

- Na Localidade de Alto Bela Vista, Escola Professora Antônia Corrêa Mendes, a seção 45 vai estar agregada à seção 44.

- Na Localidade de Pacheco, Escola Professora Carlotina Cordeiro Antunes, a seção 58 foi extinta e todos os eleitores transferidos, automaticamente, para a seção 57.

-Na localidade de Encruzilhada, Escola Encruzilhada, a seção 129 foi extinta e todos os eleitores transferidos, automaticamente, para a seção 47.

Sobre locais de votação que mudaram de lugar: no geral são trocas dentro das próprias comunidades para alguns prédios que foram avaliados que teriam melhor acessibilidade e estrutura. A troca mais significativa é para os eleitores que votavam na seção 104, no Salão Comunitário Boiadeiro, no Distrito de Vargem, essa seção foi extinta em razão do baixo número de eleitores e foi incorporada pela seção 46.

- A seção 172, do Rio Pardo, vai trocar da salinha para o Ginásio da comunidade;

- A seção 94, da Boa Esperança, vai trocar da escola para o Salão da comunidade;

- A seção 51, da Santa Bárbara, vai trocar da escola Colônia Ipólito para o Salão da comunidade;

- A seção 148, da Colônia Laranjeira, vai trocar da escola para o salão.

Para os eleitores que votam na Escola Henrique Rupp Júnior, a entrada utilizada na eleição será a mesma das eleições anteriores, pela Rua Benjamin Colla, que fica em frente ao AGILIZA.


Fonte:

Deixe seu comentário