Portal da Cidade Campos Novos

Planeta Água

Peça Teatral infantil destaca a importância da água para a vida

Projeto “Planeta Água em Cena 4” fará sete apresentações gratuitas no mês de setembro em Campos Novos, Abdon Batista e Cerro Negro

Publicado em 06/09/2022 às 14:03

(Foto: Foto reprodução)

Buscando incentivar a preservação do meio ambiente com o público infantil através de arte e literatura, o projeto “Planeta Água em Cena 4” chega aos municípios de Campos Novos, Abdon Batista e Cerro Negro no mês de setembro. A peça conta a história de Pinguinho, um pinguim alegre e muito curioso que um dia se depara com a falta de água na sua casa. Para aprender mais sobre a importância desse elemento para os seres vivos, Pinguinho conta com a ajuda e conhecimento de seu avô, o Vovô Pingão, e de muitos outros amigos.

As apresentações de “Planeta Água em Cena 4” são realizadas em escolas públicas entre os dias 12 e 15 de setembro. Os horários e endereços estão listados abaixo. Totalmente gratuita, a peça é cativante e interativa, convidando os participantes a elaborar soluções para o consumo de água sem desperdício, com atitudes responsáveis e sustentáveis.

No dia 19 de setembro, é comemorado o Dia Mundial pela Limpeza das Águas. A água cobre cerca de 70% da Terra, e é essencial para todas as formas de vida no nosso planeta. Apesar da grande quantidade, menos de 2% dessa água é própria para nosso consumo, e por isso é fundamental aprender desde pequenos como preservar e consumir com consciência esse recurso natural.

‘Planeta Água em Cena 4’ é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e realizado pelo Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura. O projeto é uma produção da Incentivar, e em Campos Novos, Abdon Batista e Cerro Negro conta com patrocínio da Enercan.

“A Enercan é uma empresa comprometida com o meio ambiente, e realiza várias ações de preservação e de conscientização da população, buscando contribuir para alcançar os objetivos de Desenvolvimento Sustentável, de forma a garantir que as próximas gerações tenham oportunidades de explorar os recursos naturais que nós temos o privilégio de ter. Abordar a temática da água é uma preocupação constante e que nos leva a apoiar iniciativas que tratam dessa causa, levando uma reflexão e mudança de comportamento para as comunidades de influência da Usina Hidrelétrica Campos Novos, onde o projeto é realizado e patrocinado pela empresa”, afirma Cleonice Godoy, responsável do setor Social da ENERCAN.

Sobre a ENERCAN: A ENERCAN (Campos Novos Energia S/A) é a empresa responsável pela operação, manutenção e administração da Usina Hidrelétrica Campos Novos, construída no leito do rio Canoas, entre as cidades de Campos Novos e Celso Ramos. Seu reservatório abrange também os municípios de Anita Garibaldi e Abdon Batista, todos no estado de Santa Catarina. Com potência instalada de 880 MW e um reservatório com uma área de apenas 29 km², a Usina Hidrelétrica Campos Novos ostenta um dos melhores coeficientes de eficiência energética do Brasil, que é obtido pela razão entre potência instalada e área inundada. Com o Programa de Sustentabilidade e Investimento Social, a ENERCAN contribui com o desenvolvimento dos municípios do entorno da Usina Hidrelétrica Campos Novos, apoiando ações e projetos nas áreas de meio ambiente, saúde e segurança, cultura, crianças e adolescentes, educação, terceira idade e agregação de renda.

Sobre o Ministério do Turismo: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).


Fonte:

Deixe seu comentário