Portal da Cidade Campos Novos

Passo do Pontão

Prefeito Marco participa de comitiva e visita propriedade centenária

Estas visitas, encontros e estudos estão sendo feitos para criação de um inventário cultural para auxiliar na divulgação da Rota Turística Passo do Pontão

Publicado em 08/02/2023 às 09:46
Atualizado em

(Foto: Foto reprodução)

Na manhã da última sexta-feira, dia 03 de fevereiro de 2023, a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Grasielli Fabro de Lima e o Engenheiro Agrônomo Agnaldo, visitaram pontos importantes da Rota Passo do Pontão, do lado catarinense, acompanhados do Prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira, o proprietário do terreno, Maicon e o ex-Senador e ex-Deputado Federal por Santa Catarina, Dirceu Carneiro e a esposa, Socióloga Terezinha Benvinda Fornari.

A Rota do Passo do Pontão formou povoados e foi o precursor do desenvolvimento da região em torno do passo clandestino que existiu a cerca de 100 anos antes da criação do posto de arrecadação do Governo gaúcho em 1848, na cidade de Barracão. 

Nas proximidades do passo, encontra-se o Marco Zero do Rio Uruguai. Ali há o encontro dos rios Canoas e Pelotas e desse ponto em diante, passa a se chamar rio Uruguai.

Estas visitas, encontros e estudos estão sendo feitos para criação de um inventário cultural para auxiliar na divulgação da “Rota Turística Passo do Pontão”.

Na oportunidade, a comitiva do Município visitou a propriedade centenária onde vive o casal Dirceu e Dona Terezinha, local que era ponto de pernoite das tropas no lado catarinense. De acordo com estudos, ainda no lado gaúcho, as tropas pernoitavam nas proximidades onde hoje é a linha Tope em Barracão, e levavam um dia inteiro para fazer a travessia do Rio Uruguai até chegar nesta propriedade que fica próximo da subestação da Eletrosul em Campos Novos. Durante todo este caminho, há muita história para ser contada como a construção da via com a utilização de picaretas e outras ferramentas manuais para rachar e desprender rochas para facilitar o deslocamento das tropas e do gado por um terreno de subida íngreme, sofrido e perigoso.

Fonte:

Deixe seu comentário