Portal da Cidade Campos Novos

AMPLASC

AMPLASC traz projeto nacional SESC Saúde da Mulher para municípios da região

O projeto busca ampliar as ações de prevenção e rastreamento dos cânceres de mama e do colo de útero, que são as principais causas de mortalidade feminina

Publicado em 06/06/2023 às 11:13

(Foto: Foto reprodução)

Com foco na prevenção o Colegiado de Saúde da AMPLASC confirmou nesta segunda-feira (05) a vinda da unidade móvel SESC Saúde da Mulher para prestar atendimentos aos sete municípios da região.

O projeto de amplitude nacional busca ampliar as ações de prevenção e rastreamento dos cânceres de mama e do colo de útero, que são as principais causas de mortalidade feminina. Para isso, a estrutura será montada no espaço externo da sede da AMPLASC em Campos Novos.

Serão oferecidos exames citopatológicos (Papanicolau) para mulheres de 25 a 64 anos, a fim de prevenir o câncer de colo de útero. E, como a unidade móvel conta com mamógrafo digital serão realizados exames para mulheres de 50 a 69 anos, caso fora desta faixa etária com requisição médica.

As interessadas devem comunicar a Secretaria de Saúde do seu Município. A previsão é atender mais de mil mulheres entre 31 de junho a 29 de setembro, ou seja, uma média de 22 a 34 atendimentos diários.

Além dos exames gratuitos, o projeto contempla ações em educação em saúde visando a prevenção e promoção da saúde envolvendo empresas, escolas e equipes de saúde dos municípios da região.

Para realização dos exames há uma equipe de enfermeiras, técnicas de radiologia do SESC, sendo encaminhados para avaliação dos profissionais do Hospital de Amor (antigo Hospital de Câncer de Barretos/SP) e os laudos disponibilizados as Secretarias dos Municípios em até 20 dias.

A dinâmica do projeto foi explicada às integrantes do Colegiado de Saúde e ao Secretário Executivo da AMPLASC, Luciano Angonese pela coordenadora do projeto, Naiura Dartora e a a Educadora em Saúde, Jéssica Pereira, vinculadas ao SESC regional de Concórdia.

A vinda do projeto na região foi viabilizada pela AMPLASC, sendo contrapartida de cada Município o suporte técnico visando atender o maior número de mulheres do planalto sul catarinense.


Fonte:

Deixe seu comentário