Portal da Cidade Campos Novos

Câmara de Vereadores

Câmara dá início ao Projeto Aluno Vereador Mirim: "A escola vai à Câmara”

Na segunda-feira (13), a equipe reuniu representantes de escolas na Câmara, tendo a participação de 6 unidades de ensino nesta edição de 2023

Publicado em 15/03/2023 às 08:35

(Foto: Câmara de Vereadores)

A Câmara de Vereadores de Campos Novos deu início neste mês de março às tratativas para realização do Projeto Aluno Vereador Mirim: A escola vai à Câmara”, edição 2023. O programa Vereador Mirim tem o objetivo geral de promover a interação entre a Câmara municipal e escola, permitindo ao estudante participar do processo e compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação de sua cidadania, compreensão dos aspectos políticos da sociedade e, consequentemente, impactando seu futuro e realidade do meio social.

O projeto este ano teve algumas modificações visando dar o melhor apoio tanto para o aluno quanto para a escola, contando nesta edição com uma equipe de 3 funcionárias do legislativo que ficarão responsáveis pelo seu desenvolvimento, além do apoio do vereador, juntamente do seu assessor de gabinete.

O primeiro passo está sendo a visita da equipe de apoio do projeto, juntamente com os vereadores, às escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino. O 2º passo será a eleição nas escolas que confirmarem participação, para escolha dos vereadores mirins titulares e suplentes. Para tanto, a Câmara já conta também com a parceria da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil-Subseção de Campos Novos), que acompanhará as visitas às escolas levando orientações sobre eleição e cidadania. As visitas iniciam quinta-feira (15), pela Escola de Educação Básica Henrique Rupp Junior.

Já confirmaram participação no projeto as Escolas: Colégio Auxiliadora, E.E.B. Antônia Corrêa Mendes – Distrito de Bela, E.E.B. Rafael Dal Pai – Distrito de Dal Pai, E.E.B. Henrique Rupp Junior, E.E.B. Coronel Gasparino Zorzi, E.E.B. José Faria Neto – Distrito do Ibicuí, EMEF Santa Julia Billiart. Demais escolas estão em tratativas com a equipe de apoio do projeto.

Na segunda-feira (13), a equipe reuniu representantes de escolas na Câmara, tendo a participação de 6 unidades de ensino. Neste encontro foram apresentados alguns pontos do projeto entre os quais, que para participarem os alunos precisam estar frequentando do 6° ao 8° ano do ensino fundamental e que o aluno vereador mirim exercerá mandato de 9 meses. As sessões irão ocorrer 1 vez no mês na segunda semana de cada mês na quarta-feira no plenário da Câmara de Vereadores, com horário a ser definido.

Fonte:

Deixe seu comentário