Portal da Cidade Campos Novos

Vacinação Animal

Veterinária Letícia nos traz informações importantes sobre vacinação de cães

Segundo ela é preciso que o animal esteja saudável para tomar as doses

Publicado em 11/10/2022 às 11:27
Atualizado em

(Foto: Portal Da Cidade )

Nesta entrevista, o papo de especialista de hoje é com a Médica Veterinária Letícia Wazny Silveira Alvares, onde ela nos explica a importância da vacinação dos cães.

Letícia fala inicialmente da prevenção contra as principais doenças que acometem e matam os cães e algumas delas contra as zoonoses, que são doenças que podem ser transmitidas para os humanos.

Segundo a veterinária, quando um filhote nasce, com 30 dias ele tem a indicação do primeiro vermífugo e a partir dos 45 dias, a primeira dose de vacina. O protocolo vacinal começa com três doses de vacina, com 45 dias é feito uma dose da Polivalente, (que é uma vacina com a qual ela trabalha a 10 anos), com 21 dias após a primeira dose, se faz uma segunda dose e 21 dias após a segunda dose, se faz a terceira dose.

O animal só será liberado 21 dias após a 3º dose da vacina para que ele possa ter contato com as doenças a qual ele está prevenido, assim, não terá problema, pois o animal estará imunizado. A partir de 4 meses também é aplicada a vacina contra a Raiva (dose única), que é uma zoonose e pode ser transmitida para os humanos.

Segundo Letícia, tem ainda a vacina da gripe, que é aplicada anualmente (dose única) e é prevenida durante o ano todo e a Giárdia, que é um protozoário que existe na água (uma zoonose).

Letícia explica ainda que aqui em nossa região, as doenças mais comuns são: a conhecida como Parvovirose, que é uma diarreia com sangue. É um vírus que acomete principalmente o intestino do animal, fazendo com que ele perca muito sangue pelas fezes, também com presença de vômito e desidratação intensa e infelizmente morte em grande número de animais, devido a desidratação ser muito rápida e mesmo com tratamento e soroterapia, muitas vezes sem reverter o quadro.

Tem também outra doença chamada Cinomose, que é uma doença viral, onde o animal pode ter qualquer sintoma e pode ter um curso grave, quanto não grave, dependendo do animal, tanto que a veterinária faz a comparação desta doença com a Covid-19. É uma doença que acomete qualquer idade do animal, sendo uma doença bem complicada de ser tratada.

Letícia trabalha com toda a linha de vacina importada, aplicadas somente por veterinários, onde ela tem parceria com Laboratório para se fazer um exame prévio antes de vacinar qualquer animal. Lembrando que para o animal tomar qualquer dose de vacina, o mesmo precisa estar saudável e não doente.


Clínica Veterinária Patas e Cia

Médica Veterinária Letícia Wazny Silveira Alvares

CRM: SC 5531 

Avenida JK, em frente ao SENAI

Telefones para contato: (49)35441343

                                       999326323 - ambos WhatsApp


Fonte:

Deixe seu comentário