Portal da Cidade Campos Novos

Cães/Gatos

Dra. Letícia explica sobre os cuidados que devemos ter com os pets no verão

A veterinária ressalta a importância de cuidarmos dos nossos animaizinhos de estimação durante as altas temperaturas

Publicado em 18/01/2023 às 09:38
Atualizado em

(Foto: Portal Da Cidade )

Dra. Letícia Wazny Silveira Alvares, Médica Veterinária, vai nos falar sobre os cuidados que devemos ter com os pets no verão.

Devido as altas temperaturas, os nossos animaizinhos também precisam ter água fresca disponível, limpa, além de um lugar à sombra, sempre lembrando que os animais acorrentados ou presos, precisam estar à sombra de árvores.

O pico do calor é entre as 10:00 horas da manhã e às 16:00 horas da tarde e o indicado também é colocar pedras de gelo nos potes/bebedouros dos nosso animaizinhos para que a água se mantenha fresca por mais tempo. No Pet Shop, inclusive, já tem disponível bebedouros que mantem a água gelada para seu pet.

Outro cuidado que devemos ter é referente aos passeios. As calçadas e o asfalto são muito quentes no verão, embora a pele dos coxins (patas) sejam mais resistentes, pode acontecer de ocasionar queimaduras nas patinhas. O indicado, então, é passear antes das 10:00 horas e depois das 16:00 horas, onde o pico de calor é menor. Se precisar sair fora desses horário é necessário que se procure andar em um gramado ou pela sombra.

Os animais braquicefálicos, que tem o focinho mais largo e mais curto, eles tem menos facilidade de ventilação, quando o focinho é mais longo, o ar tem mais facilidade de entrar e refrescar dentro da boca. Tem cães que podem muitas vezes, passar mal, devido ao excesso de calor, então, assim como nós, eles também precisam de ventilador ou ar-condicionado, se estiverem em um lugar muito quente.

A respeito da tosa, é importante ser feita para se tirar o pelo e manter o animal mais ventilado mas não devemos esquecer que o mesmo é também um isolante térmico para o animal. Por exemplo: se um cachorro fica exposto ao sol, ele não deve ser tosado, pois os pelos irão protege-lo dos raios solares, evitando queimaduras. Então, a tosa tem algumas indicações, destaca Letícia. Isso é valido também para os gatos.

Em relação aos gatos, deve-se ter o mesmo cuidado, sempre disponibilizar à eles água limpa e fresca e também mantê-lo à sombra.

Há ainda os animais de pelagem curta e clara (cães e gatos brancos), que devemos ter alguns cuidados extras, como passar protetor solar nas orelhas e focinhos, pois existe um tipo câncer de pele que é bem frequente em gatos brancos e esses animais independente do verão ou inverno, é importante que eles fiquem fora do sol mais forte.

A questão do repelente também é importante, assim como eles tem alergia à pulgas e carrapatos, eles podem ter alergia aos mosquitos. Existem hoje, no mercado, produtos (repelentes) específicos para animais e também coleiras que são repelentes de mosquitos.

Na questão de doenças, o verão é uma fase de bastante viroses, tanto pra humanos, quanto para cães, devendo sempre estar em dia com a carteirinha de vacinação. Quanto aos vermes, principalmente no verão, dar uma atenção especial e também ter bastante cuidado com a alimentação dos pets, para que eles não desenvolvam uma intoxicação alimentar. Sempre cuidando da temperatura dos alimentos para que não azedem. Da mesma forma, em dias de chuva, não deixar molhar/molhada a ração do seu animalzinho.




Clínica Veterinária Patas & Cia

Médica Veterinária: Letícia Wazny Silveira Alvares

CRM: SC 5531

Avenida JK, em frente ao SENAI

Telefones para contato: (49) 3544-1343

                                        999326323 (ambos WhatsApp)

Fonte:

Deixe seu comentário